Nome Científico: Columba livia
Classe: aves
Ordem: columbiformes
Descrição: ave exótica de origem européia, introduzida no Brasil no século XVI . Adultos possuem Tamanho de aproximadamente 30 cm, plumagem com grandes variações de coloração (cinza, cinza azulado, marrom, bege, tons metálicos, etc), sendo a dos machos, mais iridescente do que a das fêmeas.
Biologia: As fêmeas colocam de 1-2 ovos por ninhada e podem ter 5-6 ninhadas ao ano. A média de incubação dos ovos é de 17 a 19 dias. Podem viver por 3 a 5 anos nos centros urbanos e em condições silvestres ate 15 anos. Nas áreas urbanas, alimentam-se de grãos e sementes, restos orgânicos e ate mesmo lixo.
Importância: Competem com espécies nativas por alimento e utilizam áreas urbanas ou antropizadas. São causadores de sérios problemas, sujando o ambiente com seus dejetos, entupindo e apodrecendo calhas de captação e drenagem pluvial, danificando fiações elétricas e monumentos históricos(igrejas, museus, estátuas, etc.). Acúmulo de sujeira, principalmente em fachadas de edifícios, marquises, chão e em automóveis danificando pinturas (devido à acidez de suas fezes), consumo e contaminação de grãos e alimentos em armazéns e fábricas de gêneros alimentícios, acidentes aéreos ou terrestres. Podem veicular doenças ao homem como a Histoplasmose e a Criptococose (fungos que se desenvolvem nas fezes de pombos), Toxoplpasmose, Ornitose e Salmonelose, além de propiciarem dermatites causadas por ácaros e piolhos presentes em suas penas.
Solicite um orçamento.